Novidades do Hip-Hop: O que rolou na última semana?
Sexta-feira é dia de hip-hop. Vamos acompanhar os últimos lançamentos e novidades do hip-hop!
Vendas em 2024
Em 2024, o cenário das vendas de álbuns de rap tem se mostrado mais modesto. Embora as vendas físicas não tenham mais o mesmo impacto, na era do streaming, as vendas da primeira semana ainda são um indicativo importante da popularidade e força comercial de um artista.
Neste ano, nenhum álbum ultrapassou a marca de 400 mil unidades, algo que não acontecia desde 2014. Apresento a vocês os 5 albuns que mais venderam em 2024, em sua primeira semana:
Days Before Rodeo, de Travis Scott, com 361 mil unidades vendidas;
GNX, de Kendrick Lamar, com 319 mil unidades vendidas;
Chromakopia, do Tyler, The Creator, com aproximadamente 300 mil unidades vendidas;
The Death of Slim Shady (Coup de Grâce), do Eminem, com 281 mil unidades vendidas;
We Don’t Trust You, de Future & Metro Boomin, com 251 mil unidades vendidas;
Abel Tesfaye
Abel Tesfaye, também conhecido como The Weeknd, revelou a data de lançamento do filme de suspense psicológico Hurry Up Tomorrow, marcada para 16 de maio de 2025. O filme será uma extensão do próximo álbum de mesmo nome, que será lançado em janeiro.
Este será o primeiro papel de Abel no cinema, e ele também ficará responsável pela trilha sonora do longa-metragem. Hurry Up Tomorrow será o terceiro e último álbum de uma trilogia, que inclui After Hours (2020) e Dawn FM (2022).
Kid Cudi
Kid Cudi anunciou a data de lançamento oficial de sua autobiografia, que será intitulada Cudi: The Memoir. O livro, que ele vem trabalhando desde 2022, será lançado em 5 de agosto de 2025. Embora a capa ainda não tenha sido revelada, as pré-vendas já estão disponíveis.
O rapper havia anunciado o projeto em setembro de 2022, revelando que contaria sobre sua infância difícil e a perda de seu pai para o câncer aos 11 anos. Embora tenha se mostrado nervoso ao compartilhar sua vida privada, Cudi acredita que sua história ajudará as pessoas a entenderem suas origens e experiências.
O livro promete inspirar os leitores a viverem suas vidas plenamente e a acreditarem em si mesmos.
Redman
Redman, rapper de Nova Jersey, lançou Muddy Waters Too, a sequência de seu clássico de 1996, Muddy Waters. O álbum, com 32 faixas, foi lançado na véspera de Natal e conta com participações de grandes nomes como Method Man, Snoop Dogg, Queen Latifah, Shaquille O'Neal, entre outros.
Para quem não conhece, Redman é um rapper de Nova Jersey que estourou nos anos 90, ao lado de artistas como Nas, Tupac Shakur e The Notorious B.I.G. Ou seja, ele é de uma época em que a qualidade das rimas era bem diferente. Recomendo a todos.
Esse é o primeiro álbum completo de Redman em quase uma década, após Mudface de 2015. Nos últimos anos, ele se dedicou à atuação, com papéis em Power Book II: Ghost e A Hip Hop Family Christmas.
BK
O rapper BK’ recebeu a Medalha Tiradentes, a maior honraria concedida pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). A homenagem foi promovida pela Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania (CDDHC) durante o festival “Todo Mundo Tem Direitos”, no estádio de São Januário, reconhecendo a contribuição do artista para a cultura e sociedade brasileira.
Criado na Zona Norte do Rio, BK’ é um símbolo de resistência e representatividade, sendo filho da educadora e ativista Ana Cristina Costa Gomes. O rapper, que leva o nome em homenagem ao maratonista olímpico Abebe Bikila, utiliza sua arte para refletir sobre a realidade da juventude negra no Brasil.
Além disso, a deputada Dani Monteiro, entregou o Prêmio Marielle Franco à mãe de BK’, em reconhecimento ao seu trabalho em defesa dos direitos da população negra e das mulheres. O rapper foi celebrado por sua poesia e atuação na luta por igualdade racial e justiça social, especialmente com seu álbum ICARUS (2022).
Encerramento
Chegamos ao fim da nossa sexta-feira hip-hop! Se curtiu os lançamentos e novidades, não se esqueça que também tenho um canal no YouTube. Passa lá, deixa seu like e se inscreve para mais ritmo na próxima sexta-feira!
Comments