top of page
Foto do escritorLorenzo

Descobrindo o Hip-Hop | Parte 5 | O Reavivamento Alternativo e a Ascensão do Trap

Eras do Hip-Hop: Descobrindo o Hip-Hop

Prosseguindo na história do Hip-Hop, este artigo dá continuidade às duas das dez eras do hip-hop mencionadas anteriormente: o Ressurgimento Consciente e a Era do Blog.


Hoje, exploraremos as eras do O Reavivamento Alternativo e a Ascensão do Trap e convidamos você nessa jornada de 'Descobrindo o Hip-Hop'.


O Reavivamento Alternativo (2006 - Presente)

Enquanto os artistas de hip-hop sempre trabalharam em uma variedade de estilos que não se encaixavam no mainstream, o hip-hop alternativo alcançou uma massa crítica de praticantes na esteira da era dos blogs.

mac miller swimming

Artistas alternativos expandiram os limites do hip-hop, deixando de lado as formas tradicionais do gênero e borrando as fronteiras entre estilos como funk, pop, rock, jazz, soul e reggae.


Impulsionado pelo interesse dos ouvintes em artistas independentes e pela diversificação dos canais de distribuição de música, o hip-hop alternativo tornou-se cada vez mais experimental.

Apesar disso, artistas e álbuns dessa era encontraram aceitação e reconhecimento em audiências de alcance abrangente, incluindo o álbum de estreia de horrorcore de Tyler, the Creator, "Goblin", e a coleção peculiar de faixas de um minuto de Tierra Whack em seu projeto de estreia, "Whack World".


A Ascensão do Trap (2014 - Presente)

A música trap originou-se em Atlanta e, desde o início dos anos 2000, cresceu para se tornar um fenômeno global. O estilo de produção do trap utiliza baterias sintetizadas, padrões de bumbo complexos e pouquíssimos instrumentos para criar seu som distintivo.

2 chainz trap album

Desde 2014, o trap tem dominado as paradas da Billboard, e uma variedade de artistas que trabalham nesse estilo - como Fetty Wap, Rae Sremmurd, Cardi B e outros - lançaram singles que alcançaram o topo das paradas. "Sicko Mode" de Travis Scott ficou 30 semanas em 1º lugar no Hot 100, tornando-se a primeira música de hip-hop a liderar as paradas por um período tão longo.



A popularidade da música trap levou a um crescimento contínuo para o gênero e, em 2018, o hip-hop superou o rock como a forma mais popular de música pela primeira vez.


Conclusão

Chegamos ao ponto final desta exploração das 10 eras do hip-hop, que nos conduziu por transformações e revoluções musicais. Do old school ao trap, cada era trouxe consigo uma identidade sonora única, refletindo a evolução cultural e social do gênero.


Comments


bottom of page