top of page
Foto do escritorLorenzo

Descobrindo o Hip-Hop | Parte 2 | A Onda Consciente e Leste vs Oeste

Eras do Hip-Hop: Descobrindo o Hip-Hop

Prosseguindo na história do Hip-Hop, este artigo dá continuidade às duas das dez eras do hip-hop mencionadas anteriormente: o Old School e a Era de Ouro.


Hoje, exploraremos as eras da Onda Consciente e a disputa entre o Leste e Oeste e convidamos você nessa jornada de 'Descobrindo o Hip-Hop'.escobrindo o Hip-Hop.


A Onda Consciente (1983 - 2000)

Enquanto os artistas da nova escola e da era de ouro do hip-hop saboreavam seus sucessos, rappers conscientes trabalhavam em um estilo que ia de encontro às formas mais comercialmente populares do gênero.

mos def talib kweli

Continuando a experimentar com amostragem e outras técnicas de produção, esses artistas utilizavam a música para expressar suas visões sobre uma ampla variedade de tópicos, incluindo raça, política, pobreza e meio ambiente.


"Illmatic" de Nas e "Reasonable Doubt" de Jay-Z são narrativas pessoais sobre crescer e sair das vizinhanças urbanas empobrecidas, enquanto a colaboração de Mos Def e Talib Kweli em "Black Star" deixa de lado os tropos do gangsta rap dos anos 90 e mergulha em uma celebração e análise da negritude.

Em contraste com a tendência do hip-hop mainstream em direção a temas materialistas ou violentos, o rap consciente muitas vezes era visto como uma forma mais positiva do gênero, voltada para a maturação geral da música e letras do hip-hop, que incentivavam os ouvintes a pensarem criticamente sobre o mundo.


O Leste VS Oeste (1991 - 1997)

Nova York deu origem ao estilo de hip-hop da costa leste, conhecido por suas rimas complexas e multisilábicas, além de batidas impactantes que requerem uma audição ativa em vez de dançar.

east coast rap

A Califórnia é o berço do hip-hop da costa oeste, que é conhecido pelo seu som relaxado e psicodélico G-funk. Os anos 90 viram o lançamento de álbuns marcantes de artistas da costa leste e oeste, incluindo "Enter The Wu-Tang (36 Chambers)" do Wu-Tang Clan, "The Chronic" do Dr. Dre e "Doggystyle" do Snoop Dogg.

west coast rap

A música desse período, apelidada de Gangsta Rap, se caracterizava por performances agressivas e intensas, com letras politicamente carregadas que denunciavam injustiças sociais e raciais. Embora o estilo tenha gerado muita controvérsia para seus artistas, o gangsta rap foi a forma mais lucrativa de hip-hop durante meados a finais dos anos 1990.

Nova York e a Califórnia deram origem a vários dos artistas mais populares e respeitados do hip-hop, incluindo The Notorious B.I.G. e Tupac. Porém, até 1994, as duas costas estavam envolvidas em uma amarga rivalidade por dominação estilística e respeito, que culminou nas trágicas mortes de Tupac em 1996 e de Biggie em 1997.


Conclusão

Nos próximos artigos, exploraremos as fases subsequentes da história do hip-hop. Portanto, prepare-se para acompanhar mais histórias, artistas e momentos que definiram e continuam a definir o hip-hop como um dos movimentos culturais mais impactantes de nosso tempo.


Comments


bottom of page