top of page
Foto do escritorLorenzo

Descobrindo o Hip-Hop | Parte 3 | A Ascensão do Sul e a Era do Brilho

Eras do Hip-Hop: Descobrindo o Hip-Hop

Prosseguindo na história do Hip-Hop, este artigo dá continuidade às duas das dez eras do hip-hop mencionadas anteriormente: a Onda Consciente e o Leste vs Oeste.


Hoje, exploraremos as eras da Ascensão do Sul e a Era do Brilho e convidamos você nessa jornada de 'Descobrindo o Hip-Hop'.


A Ascensão do Sul (1990 - 2005)

A popularidade do hip-hop continuou a crescer ao longo dos anos 90 e os estilos regionais, particularmente o rap sulista, começaram a ganhar destaque nacionalmente. O hip-hop sulista originou-se de quatro cidades-chave: Houston, Atlanta, Nova Orleans e Memphis.


Os Geto Boys de Houston foram o primeiro grupo de hip-hop sulista a ganhar popularidade mainstream, em parte devido ao sucesso "Mind Playing Tricks on Me", que fez parte do álbum "We Can't Be Stopped" de 1991.

Os rappers Pimp C e Bun B do UGK, originários do Texas, ampliaram a influência do rap sulista no mainstream com o grande sucesso "Big Pimpin'" ao lado de Jay-Z em 2000.


Nova Orleans foi o berço da No Limit Records de Master P, bem como da Cash Money Records de Ronald "Slim" Williams e Bryan "Birdman" Williams. Ao longo dos anos 90 e 2000, os selos lançaram discos de artistas sulistas influentes como C-Murder, Juvenile, Mystikal, 504 Boyz e Lil Wayne.

Embora Atlanta seja considerada o centro cultural atual do hip-hop, nem sempre foi assim. Os artistas da cidade tiveram que lutar para obter reconhecimento dos pesos-pesados da indústria tanto na Costa Leste quanto na Costa Oeste.


Quando o OutKast ganhou o prêmio de Melhor Novo Artista no Source Award de 1995 após o lançamento de seu álbum de estreia, "Southernplayalisticadillacmuzik", eles foram vaiados durante seu discurso de aceitação. O rapper de Atlanta, T.I., mais tarde observou que a resposta de André 3000 a esse momento foi quando "a indústria começou a levar a sério o rap sulista".

outkast ascensao do sul

A Era do Brilho (1997 - 2006)

A era ostentação do hip-hop trouxe consigo uma espécie de regressão para as formas da velha escola do gênero. A música dessa época colocou uma ênfase maior nas batidas em vez das letras, e as letras das músicas da era ostentação frequentemente se concentravam no materialismo.


A produção da era ostentação, no entanto, era mais sofisticada e incluía ganchos apertados no estilo R&B entregues por cantoras populares como Ashanti, Mariah Carey e Jennifer Lopez, além de samples do pop e soul dos anos 70 e 80.

rap bling era

Essa era marcou um período de grande sucesso comercial para o rap e seus artistas, muitos dos quais se encontraram no topo das paradas ao longo da década. Os artistas da era de ouro continuaram sendo figuras importantes no hip-hop durante esse período, como Dr. Dre, que passou a produzir o álbum de estreia de 50 Cent, "Get Rich or Die Tryin'".

dr dre 50 cent get rich

O surgimento de canais alternativos de distribuição e a ascensão da pirataria online levaram a uma queda nas vendas de álbuns, efetivamente encerrando a era dos álbuns do hip-hop e marcando o início dos downloads digitais e do streaming de música.


Conclusão

Nos próximos artigos, exploraremos as fases subsequentes da história do hip-hop. Portanto, prepare-se para acompanhar mais histórias, artistas e momentos que definiram e continuam a definir o hip-hop como um dos movimentos culturais mais impactantes de nosso tempo.


Comments


bottom of page